sexta-feira, 7 de novembro de 2008


AUTO-ENCONTRO

Reproduzimos abaixo o início do capítulo primeiro do livro Psicoterapia à Luz do Evangelho de Jesus, de Alírio de Cerqueira Filho, no intuito de facilitar o entendimento a respeito da psique humana. Leitura imprescindível para quem estuda o livro "Mereça Ser Feliz" e busca o seu crescimento interior.

A busca da espiritualidade e da religiosidade, é um dos objetivos da Psicologia Transpessoal. Esta ciência visa, através dos seus pressupostos e técnicas, permitir ao indivíduo o seu auto-encontro, isto é, encontrar a sua própria Essência Divina (espiritualização) para se religar com a Consciência Cósmica Criadora da Vida (religiosidade).
As diversas abordagens psicológicas transpessoais nos relatam a existência de duas estruturas em nosso psiquismo: uma, denominada Ego e outra, denominada de variadas formas: Self, Eu Profundo, eu Superior ou a que preferimos, Ser Essencial.
O Ser Essencial é a Essência Divina amorosa que todo ser humano é, imagem e semelhança do Criador, conforme narra poeticamente a gênese bíblica e o Ego é fruto da imperfeição e ignorância que ainda existem em nós, formado por duas faces: uma evidente, caracterizada pelo desamor, e uma mascarada, criada pelo pseudo-amor.

Vejamos o que nos diz a mentora Joanna de Ângelis a esse respeito:
“O Ser Essencial é amor, no entanto,
no processo de despertamento da sua
potencialidade divina, adquire expressões
não legítimas, que passam a atormentá-lo,
já que fazem parte do processo de
maturação através de negatividades, que
são o desamor e as máscaras do Ego,
expressando-se como pseudo-amor”.

Representemos, didaticamente, a psique humana como sendo formada por três esferas concêntricas. A camada mais interna representa o Ser Essencial, permeada pela energia do amor. A intermediária e externa representam o Ego, sendo a primeira, as Negatividades do Ego, permeada pela energia de desamor, e a segunda, as Máscaras do Ego, permeada pela energia do pseudo-amor.
...Podemos dizer que o Ser Essencial é o Espírito propriamente dito, conforme vemos em O Livro dos Espíritos, questão 88:
“O Espírito é, se quiserdes, uma chama, um clarão, ou uma centelha etérea”.

O Ego é a camada de ignorância que envolve o Ser Essencial, onde ficam registradas todas as experiências equivocadas, nas quais não colocamos em prática o amor essencial. É o nosso Eu menor, inferior. É composto de duas partes: as Negatividades do Ego e as Máscaras do Ego.

Nenhum comentário: