domingo, 1 de fevereiro de 2009

COMPENSAÇÃO


Um dos maiores empecilhos para a evolução humana é o mascaramento do ego.
Muitas vezes, Jesus se referiu às máscaras no Evangelho, colocando-as com todas as letras, de uma forma muito clara, bastante enérgica, por serem extremamente nocivas à criatura.
O ser humano pode utilizar vários mecanismos de mascaramento do ego.
Durante este mês, vamos publicar posts sobre os vários mecanismos de mascaramento do ego. Iniciemos por um dos principais mecanismos.

COMPENSAÇÃO

Mecanismo de defesa pelo qual se procura compensar um comportamento negativo, substituindo-o por um comportamento aparentemente positivo. O indivíduo busca, consciente ou inconscientemente camuflar, reprimir os seus defeitos e fraquezas pessoais que podem ser reais ou imaginários. Caracteriza-se pelo exagero, pelo excesso das manifestações aparentemente positivas.
A compensação tenta desviar a atenção dos outros desses defeitos, sejam físicos ou morais, através da exacerbação de uma característica socialmente aceita e, muitas vezes, até exigida pelas pessoas como um comportamento verdadeiramente adequado. Mas, como esse comportamento é baseado na repressão das negatividades do ego não-trabalhadas, o que surge é apenas uma máscara que parece, mas não é, o valor essencial que se deseja.

São exemplos práticos desse mecanismo:
Puritanismo, Fanatismo, Martírio, Vitimização, Perfeccionismo e Euforia.
Durante o mês de fevereiro abordaremos cada um desses exemplos. NÃO PERCA!

(Fonte: Livro SAÚDE ESPIRITUAL, de Alírio Cerqueira Filho)

Nenhum comentário: