quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

PURITANISMO


Já nos referimos em post anterior sobre os vários mecanismos de mascaramento do ego que o ser humano utiliza, tornando-se um grande empecilho para a evolução da criatura humana. Jesus se referiu às máscaras no Evangelho, nos asseverando de uma forma muito clara e enérgica, o quanto essa prática retarda o nosso progresso espiritual. Um desses mecanismos de defesa, do qual falamos anteriormente, é a Compensação.

E um dos exemplos práticos desse mecanismo é o Puritanismo.

O indivíduo puritano exige de si mesmo, e dos demais, uma pureza que ele próprio está distante de ter internalizada. Tende a dar ênfase muito grande às questões sexuais. Coloca essas manifestações naturais do ser humano como algo pecaminoso, impuro.
Por isso exige de si, e dos outros, uma conduta "impoluta" (imaculada). Está sempre pronto a acusar os outros. Analisando a questão com profundidade, percebe-se que esse fenômeno é pura compensação por desejos sexuais reprimidos e vontade de levar uma vida promíscua, originados nas profundezas do ego, que a própria pessoa consciente ou subconscientemente se recusa a aceitar.

(Fonte: extraído do livro SAÚDE ESPIRITUAL, de Alírio Cerqueira Filho)

Nenhum comentário: