sexta-feira, 13 de novembro de 2009

SANTO AGOSTINHO

Agostinho nasceu em 13/11/354, em Tagaste, África do Norte (atual Argélia)

Um dos grandes santos da fé católica , Agostinho produziu, segundo ele próprio, inacreditáveis 230 obras. As mais conhecidas são sua autobiografia, as Confissões, em que narra sua vida pecaminosa e a descoberta de Deus, e a Cidade de Deus, sua descrição do reino divino.

Agostinho foi criado como um cristão por sua mãe na África do Norte, mas, na juventude, quando estudava em Cartago, ficou insatisfeito com a aparente simploriedade das escrituras cristãs. Em busca de uma religião digna de um filósofo, tornou-se neófito dos maniqueístas, seita fundada pelo profeta Mani, crucificado na Pérsia em 277.

Embora, segundo suas Confissões, o tempo que passou em Cartago e nas proximidades, estudando e depois ensinando, tenha sido bastante licencioso, aos 18 anos, foi morar com a mãe de seu filho. Não se sabe po que nunca se casaram; talvez ela fosse ex-escrava, caso em que o casamento seria proibido pela lei romana.
Em 384 a família mudou-se para a Itália, onde Agostinho entrou em contato com o neoplatonismo, que, vencendo sua relutância, ajudou a convencê-lo a se reconverter ao cristianismo em 386. Ele retornou à Africa do Norte em 391, agora preparado para uma vida de celibato, e tornou-se presbítero e, mais tarde, bispo de Hipona. Fundou uma comunidade de discípulos em sua cidade natal, Tagaste, na Numídia.
Morreu em Hipona aos 75 anos, quando a cidade estava cercada por vândalos que, em seguida, a saquearam.
Esse espírito foi convidado a participar da equipe do Espírito da Verdade e suas ponderações podem ser encontradas em vários momentos da Obra Kardeciana, entre eles em O Livro dos Espíritos (Prolegômenos, resposta às questões 495, 919 e 1009), O Evangelho segundo o Espiritismo (cap. III, itens 13 e 19; cap. V, item 19; cap. XII, itens 12 e 15; cap. XIV, item 9; cap. XXVII, item 23), O Livro dos Médiuns (cap. XXXI, dissertações de número 1 e XVI - Acerca do Espiritismo / Sobre as Sociedades Espíritas).
Fonte: livro FILOSOFIA, de Stephen Law, ed. Zahar

Nenhum comentário: