sexta-feira, 5 de março de 2010

A PORTA ESTREITA

Estudemos a seguir a Parábola da Porta Estreita
na qual Jesus nos convida ao caminho que conduz à vida.

"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva á vida, e poucos há que a encontrem".
Mateus VII, 13 e 14

Podemos elaborar alguns questionamentos sobre a parábola: Por que essa porta é tão estreita? Por que poucos conseguem passar por ela? O que tem depois da porta estreita? Se a porta larga leva ao caminho espaçoso da perdição, o que representa essa porta?

Quando Jesus faz o convite usando o verbo no imperativo: “Entrai pela porta estreita” é porque a maioria das pessoas está buscando a porta larga. O que está depois dessa porta larga? O caminho espaçoso que conduz à perdição, simbolizando a busca das ilusões de uma vida centrada na inversão de valores do materialismo, com o objetivo de se adquirir a felicidade em fazer e ter coisas, em parecer o que não se é, enfim em valores falseados, que conduzem a um vazio existencial e às doenças de falta de sentido de vida.

Se questionarmos as pessoas que estão entrando pela porta larga todas elas dirão que estão buscando a felicidade, mas elas a colocaram foram de si mesmas, nas coisas, nos bens, nos relacionamentos, em um corpo perfeito por fora com uma plástica invejável, enfim, em questões puramente materiais. Com isso se distanciam cada vez mais da verdadeira felicidade, que está atrás da porta estreita no apertado caminho que leva à vida.
Para entrar pela porta estreita é necessário um movimento de autoconsciência.

Por isso que ela é denominada estreita e poucos há que a encontram, exatamente porque ainda são poucas as pessoas que buscam viver de forma autoconsciente uma Vida com “v” maiúsculo espiritualmente saudável.
Entrar pela porta estreita representa uma dificuldade maior e por isso vai necessitar da ação de uma vontade firme, de um processo de uma motivação real, empreendendo todos os esforços que forem necessários para entrar por essa porta.
Contudo, seguir por esse caminho nos traz muita satisfação e felicidade, pois significa a libertação de uma vida sem sentido.
Portanto, entrar pela porta estreita para passar pelo apertado caminho que leva à vida significa despertar para a essência da vida.

Trecho do livro PARÁBOLAS TERAPÊUTICAS, de Alírio Cerqueira Filho. EBM.

Nenhum comentário: