segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O ESPIRITISMO E AS RELIGIÕES

        "O cristianismo, em seu nascimento, tinha que lutar contra um poder terrível: o paganismo, então universalmente difundido; não havia entre eles nenhuma aliança possível, não mais do que entre a luz e as trevas: em uma palavra, não podia se propagar senão destruindo o que existia; também a luta foi longa e terrível; as perseguições disso são a prova."
         "O Espiritismo, ao contrário, nada tem a destruir, porque se assenta sobre as próprias bases do Cristianismo; sobre o Evangelho, do qual não é senão a aplicação. Concebeis a vantagem, não de sua superioridade, mas de sua posição. Não é, pois, assim como alguns o pretendem, sempre porque não o conhecem, uma religião nova, um seita que se forma às expensas de suas irmãs mais velhas: é uma doutrina puramente moral que não se ocupa, de nenhum modo, dos dogmas, e deixa a cada um inteira liberdade de suas crenças, uma vez que tem adeptos em todas as religiões, entre os mais fervorosos católicos, como entre os protestantes, entre os judeus e os muçulmanos."
         A moral que ele ensina é boa ou má? É subversiva? Aí está toda a questão. Que se estude, e saber-se-á a que se agarrar. Ora, uma vez que é a moral do Evangelho desenvolvida e aplicada, condená-la seria condenar o Evangelho."

(Allan Kardec, na Revista Espírita de 1861)

Nenhum comentário: