sábado, 20 de outubro de 2012

PARÁBOLAS DE JESUS - texto e contexto

         
     A narrativa bíblica revela o Todo-Poderoso comprometido em criar o homem à sua imagem e semelhança, potencialmente divino. Compreendendo Jesus como a concretização desse propósito celeste, nele encontramos o potencial que se fez vida plena, a palavra que se fez carne, a metamorfose do projeto em obra.
          Sua vida, na singela Galileia do primeiro século, é testemunho do homem em plena comunhão com Deus e, por que não, do Pai celestial expressando-se pela criatura, por meio de sentimentos, pensamentos, palavras, gestos e condutas.
          Na qualidade de porta-voz da Divindade, suas palavras são como um sopro do absoluto no relativo da linguagem humana, sopro do espiritual nas narinas de barro.
          No seu ensino oral, a palavra humana atinge o fulgor celeste. Parábolas, metáforas,  enigmas, provérbios, toda sorte de linguagem figurada pronunciada no embalo da antiga poesia hebraica, cheia de ritmo e sonoridade, com o fito de se eternizar no coração do ouvinte, que é o local privilegiado da escuta.
          Eis a forma.
          É o que nos ensina o Espírito Verdade:

"Muitas vezes a palavra de Jesus era alegórica e em forma de parábolas, porque ele falava de acordo com a época e lugares. Agora, é preciso que a verdade seja inteligível para todos. É necessário explicar e desenvolver aquelas leis, já que pouquíssimos são os que a compreendem e menos ainda os que a praticam."
 
         O material da sua prédica é retirado, invariavelmente, do cotidiano. Não é demais dizer que nos ensinamentos de Jesus o cotidiano foi iluminado pelo mais puro olhar, por uma perspectiva tão espiritual e tão ampla que abriu os olhos dos cegos mergulhados na rotina. Cada detalhe da vida assume contornos de invulgar beleza e espiritualidade.
         O benfeitor Emmanuel nos chama a atenção para esse ponto:

"O Cristo não estabelece linhas divisórias entre o templo e a oficina. Toda a Terra é seu altar de oração e seu campo de trabalho, ao mesmo tempo. Por louvá-lo nas igrejas e menoscabá-lo nas ruas é que temos naufragado mil vezes, por nossa própria culpa. Todos os lugares, portanto, podem ser consagrados ao serviço divino."
          Eis a matéria.
         Falava do Reino de Deus, obra divina no coração dos homens, e de seus Estatutos eternos.
          Eis o conteúdo. (...)

FONTE: trecho inicial da Introdução do livro PARÁBOLAS DE JESUS - Texto e contexto, de Haroldo Dutra Dias, FEP, 2011.

Nenhum comentário: