sábado, 24 de novembro de 2012

AS VIAGENS DE KARDEC

     A obra Viagem Espírita em 18621 – que completa 150 anos de lançamento em dezembro2 deste ano –, é um registro histórico de fundamental importância para se conhecer e compreender o pensamento e os depoimentos de Allan Kardec sobre os primeiros espíritas e suas atividades. Aprende-se muito com os exemplos do Codificador.

         Coube a Allan Kardec apresentar ao mundo a Doutrina Espírita, com a elaboração das Obras Básicas; fundar o primeiro Centro Espírita, com a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas; iniciar o periodismo espírita, com a Revista Espírita, e iniciar o Movimento Espírita, realizando os primeiros contatos e intercâmbios com as instituições nascentes.

         Nos relatos sobre suas viagens, Kardec orienta o Movimento Espírita a respeito da organização, estudo, ação social, solidariedade, união e divulgação, dando exemplos de simplicidade e humildade. Aliás, é durante uma estada em Tours que o Codificador recebe a visita de Léon Denis, um fato muito significativo para o futuro líder espírita.

         Adverte que a árvore é reconhecida pelos seus frutos e sugere a profilaxia do orgulho, da inveja e do ciúme no meio espírita.3 Chega mesmo a vaticinar: “[...] o Espiritismo será o traço de união que aproximará os homens divididos pelas crenças e pelos preconceitos mundanos [...]”.4

         Na leitura sobre suas primeiras viagens, temos muito em que refletir na busca da concretização, em nossos dias, dos belos exemplos vividos pelo mestre lionês! Vamos ler, meditar sobre os exemplos de sua vida edificante e divulgar Viagem Espírita em 1862 e outras Viagens de Kardec!

1Este é o título do original francês, cuja tradução, feita por Evandro Noleto Bezerra, foi publicada pela FEB Editora juntamente com os discursos pronunciados pelo Codificador nas viagens de 1860, 1861, 1864 e 1867, compondo um volume intitulado Viagem espírita em 1862 e outras viagens de Kardec.

2BARRERA, Florentino. Resumo analítico das obras de Allan Kardec. São Paulo:Madras Editora (coediçãoUSE), 2003. Compêndio 4, Viagem espírita em 1862, p. 121.

3KARDEC, Allan. Viagem espírita em 1862 e outras viagens de Kardec. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. 2. reimp. Rio de Janeiro: FEB Editora, 2011. Cap. Discursos pronunciados nas reuniões gerais dos espíritas de Lyon e Bordeaux, it. 3, p. 101.

4Idem, ibidem. p. 104.

FONTE: Editorial da revista  REFORMADOR, edição de novembro de 2012, publicada pela FEB.

Nenhum comentário: